Notícias

Saiba se você tem direito ao auxílio-acidente

22.03.2019

Compartilhar

O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS ao trabalhador que sofreu um acidente e ficou com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho, mas não o incapacitam totalmente. Por exemplo, a pessoa ainda consegue trabalhar, mas passa a ter uma limitação que antes não tinha. Tem direito a receber o auxílio-acidente, pessoas que ficarem incapacitadas para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos e que cumprirem alguns requisitos, como:

– Ter sido contemplado com o auxílio-doença por acidente de qualquer natureza, inclusive de trabalho e que, após recuperar-se, ficou com a capacidade de trabalho reduzida.
– Ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando as atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social.

Esses requisitos devem estar presentes no momento da solicitação, para comprovar a impossibilidade de continuar trabalhando. O auxílio-acidente começa a contar a partir do 16º dia de afastamento do trabalho e não se exige que o segurado esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual. O valor corresponde a 50% do salário de benefício, uma média das contribuições feitas pela pessoa ao INSS.

É importante lembrar, que atualmente, esse benefício não acumula com aposentadoria. Até dezembro de 1997 isso poderia acontecer, mas após esta data, esta cumulação não é mais possível, mas o valor recebido como auxílio-acidente conta como salário de contribuição, podendo aumentar o valor da aposentadoria. Fique atento, pois muitas vezes o INSS se esquece de considerar este valor para o cálculo da aposentadoria, o que pode dar oportunidade para uma ação revisional.

Veja também

Ver todas